Procurar
Close this search box.

Intervenção comunitária na demência: diminuir o impacto da doença e apoiar os cuidadores!

À medida que envelhecemos é normal a ocorrência de um declínio gradual das capacidades cognitivas como a memória, capacidade de atenção, entre outras. No entanto, pode acontecer que essas dificuldades sejam superiores às esperadas para a idade, e quando estas se associam a dificuldades no desempenho de atividades do dia-a-dia com perda de autonomia e funcionalidade, podemos estar na presença de uma demência.

 

Como sequela de uma sociedade envelhecida, as demências constituem um dos principais problemas de saúde pública deste século, não só pela sua dimensão, mas sobretudo pela forma como afetam o doente e aqueles que o rodeiam.

 

Um diagnóstico tardio e o facto de não se conhecer cura, passando pelas mudanças na vida dos doentes, são muitos os desafios para uma doença que acaba por afetar também os cuidadores.

 

As Irmãs Hospitaleiras – Braga na sua preocupação em disponibilizar serviços de qualidade que satisfaçam as necessidades sentidas pela comunidade implementou em 2020 o projeto “Sempre em Mente” financiado pelo BPI e Fundação “la Caixa”, no concelho de Braga. Este projeto presta serviços especializados a pessoas com diagnóstico de demência e aos seus cuidadores, no domicílio. Assim, tendo em conta as caraterísticas demográficas do concelho, em que a população residente é em larga maioria envelhecida, o serviço de apoio domiciliário permanece como uma resposta da Instituição à comunidade.

A equipa de apoio domiciliária é multidisciplinar e conta com profissionais qualificados das áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social e Ajudante de Ocupação, sendo todas as áreas essenciais para a prestação de uma intervenção especializada e individualizada. Esta intervenção tem como objetivo estimular as capacidades remanescentes de forma a preservar o máximo de tempo possível a autonomia, funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com diagnóstico de demência, proporcionando um ambiente seguro e apoiando a família e cuidadores.

 

As sessões contam com atividades de estimulação cognitiva, motora, sensorial, adaptação do contexto domiciliário, apoio na seleção e treino de ajudas técnicas, treino de atividades de vida diária e instrumentais, apoio na gestão e administração da terapêutica, apoio emocional e psicoeducação aos cuidadores.

 

Neste sentido, considera-se fundamental a existência de equipamentos físicos e comunitários que possam simultaneamente intervir na pessoa com demência e minimizar a sobrecarga do cuidador. Por isso, o próximo passo das Irmãs Hospitaleiras Braga será a abertura de um Centro de Dia para pessoas com demência com um horário alargado e com uma capacidade de resposta para as pessoas do concelho de Braga. Será uma resposta fundamental para proporcionar intervenções individualizadas que minimizem o declínio cognitivo e promovam a qualidade de vida e o bem-estar social, físico e psicológico da pessoa e seus cuidadores.

 

Em suma, esta intervenção comunitária na demência é uma resposta de caráter preventivo e reabilitador que permite à pessoa com demência permanecer o máximo de tempo possível no seu domicílio e também dar atenção aos cuidadores, pois só assim podemos assegurar que quem cuida não fica por cuidar.

 

Testemunhos de cuidadores acompanhados pelo apoio domiciliário para demências:

“A minha avó tem Alzheimer e estava a ficar acamada. Decidimos então que a intervenção desta equipa seria uma boa opção para que tivesse uma melhor qualidade de vida. A dedicação das profissionais das Irmãs Hospitaleiras possibilitou que a minha avó ganhasse mais motivação para fazer movimentos com o corpo. A evolução da capacidade de movimentação da minha avó é notória.”

“Eu já tinha pedido apoio à minha médica de família. Tem sido muito importante o apoio que tenho recebido e tenho aprendido novas estratégias para lidar com a doença. O meu marido também gosta muito.”

 

Equipa do Sempre em Mente

proj.sempreemmente@irmashospitaleiras.pt

 

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas