Neste quarto domingo de julho, 28 de julho, celebramos o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, acompanhado pelo lema “Na velhice não me abandones” (cf. Sl 71,9), o Papa Francisco convida-nos a refletir sobre a importância de construir uma sociedade que valorize e cuide dos seus idosos, garantindo que não se sintam sozinhos ou esquecidos.
O Santo Padre recorda-nos que os avós e os idosos são pilares fundamentais nas nossas famílias e comunidades, pois são portadores de um rico património de fé, cultura e tradições. As suas vidas estão cheias de lições valiosas que nos ajudam a percorrer os nossos próprios caminhos. São testemunhas vivas da história e mestres de vida que nos ensinam com o seu exemplo de dedicação e força.
Ao realçar o seu papel vital na nossa sociedade, a celebração deste dia tem por objetivo incentivar o empenho de toda a comunidade eclesial na construção de laços entre gerações e na luta contra a solidão. É uma verdadeira oportunidade para lhes agradecer o seu contributo inestimável e para renovar o nosso compromisso de estarmos presentes nas suas vidas.
As Irmãs Hospitaleiras, unem-se ao apelo do Santo Padre para contribuir para a saúde e o bem-estar dos idosos através da oração e do acolhimento hospitaleiro nas nossas unidades de saúde hospitaleiras, pedindo a força para cuidar com o amor e o respeito que merecem.