LINHA ÉTICA

IRMÃS HOSPITALEIRAS

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus disponibiliza o canal Linha Ética Irmãs Hospitaleiras (IH), onde poderá comunicar irregularidades, condutas inadequadas ou incumprimento de normas internas. Todas a comunicações são tratadas de forma independente e confidencial, garantindo a proteção dos seus dados pessoais, podendo manter o anonimato, assinalando esta opção no formulário.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Linha Ética IH assegurará uma resposta a todas as situações comunicadas.

A decisão de reporte deve ser tomada de forma consciente, ponderada e honesta.

Perguntas frequentes sobre a Linha Ética IH:

O canal de denúncia, também designado de Linha Ética IH, é um canal de comunicação, seguro, independente e imparcial, gerido em parceria com a BDO CONSULTING, ao qual poderá recorrer para reportar situações observadas ou suspeitas que violem normas legais ou internas.

Salientamos que, se preferir, poderá reportar a sua denúncia de forma anónima, mas no caso de optar por se identificar, a sua identidade será tratada de maneira absolutamente confidencial, garantindo assim a sua segurança e a inexistência de qualquer ação por parte da organização que o prejudique.

São consideradas irregularidades os atos e omissões, dolosas ou negligentes, imputados à conduta de Colaboradores ou membros dos Órgãos de gestão do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus desde que afetem uma pessoa ou a Instituição, relacionadas com qualquer conduta antiética ou ilícita, incluindo a violação dos valores ou padrões éticos definidos na Carta de Identidade da Instituição, no Código de Ética e Conduta, bem como quaisquer violações ao disposto em políticas e manuais em vigor na organização.

Não. O canal de denúncia foi desenvolvido garantindo a segurança total dos seus dados no registo de denúncias e, neste sentido, foram desenvolvidos mecanismos de controlo interno que impedem que a sua denúncia seja direcionada a colaboradores envolvidos na situação relatada.

Acresce que as suas informações de identificação, quando fornecidas, são devidamente protegidas e, se preferir não as fornecer, os fatos relatados serão apurados com a preservação do seu anonimato.

Esta plataforma está disponível para reportar denúncias/ irregularidades a qualquer hora, 7 dias por semana.

É de extrema importância que forneça todas as informações e detalhes possíveis ao longo da sua exposição, para possibilitar o devido apuramento dos fatos.

O tipo de evento a reportar:

  • – Efetue uma breve descrição dos factos que suportam a irregularidade comunicada;
  • – Se a situação relatada foi observada, presenciada ou suspeita;
  • – Se a situação relatada continua a ocorrer;
  • – Se possuí algum documento de suporte à irregularidade encontrada, podendo adicionar essa informação à denúncia (exemplo: fotos, relatórios, entre outros);
  • – Identificar a relação do autor da irregularidade com a nossa instituição.

Na conclusão do registo de uma denúncia, será atribuído, automaticamente, um código de acesso, que permitirá que aceda à sua denúncia para acompanhamento da evolução do seu tratamento. É importante referir que, sem o código de acesso, não é possível o seu acesso e o acompanhamento da denúncia registada. Certifique-se que guarda o código em local seguro.

Consulte Informação Adicional

Manual do Denunciante