A cerimónia de lançamento da NeuroBox®, mala de atividades de estimulação global para pessoas com defeito cognitivo ou demência promovida pelo Município de Sintra, realizou-se no auditório da Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra, Casa de Saúde da Idanha. Com a presença de Eduardo Quinta Nova, vereador da autarquia de Sintra com o pelouro da Inovação e Solidariedade Social, o lançamento contou ainda com uma conferência sobre a importância da estimulação global na pessoa com demência apresentada pela Universidade Católica Portuguesa.
A NeuroBox® é uma mala com atividades de estimulação global para pessoas com defeito cognitivo ou diagnóstico de demência. Foi criada e testada no âmbito da implementação da Meta 32 – Alargar as respostas existentes para a estimulação cognitiva para pessoas com demência – do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo Saudável e Inclusivo do Município de Sintra (PMEASI). No desenvolvimento desta ferramenta participaram técnicos da área de demências da CSI, técnicos de outras 7 instituições do concelho de Sintra, técnicos da CMS e técnicos do PMEASI.
A Casa de Saúde da Idanha assume o papel de pivot nesta meta e congratula-se com o resultado final de dispor de uma ferramenta terapêutica ao serviço da estimulação global da pessoa com demência capaz de ser utilizada em diferentes contextos de intervenção e perfis de utilizadores.
Irmãs Hospitaleiras.
A ciência de cuidar
Irmãs Hospitaleiras Portugal
Câmara Municipal de Sintra
Fundação Aga Khan Portugal
Universidade Católica Portuguesa