REVESTI-VOS DE SENTIMENTOS DE MISERICÓRDIA
A novena de São Bento Menni oferece-nos a oportunidade de refletir sobre a sua vida e a sua dedicação ao serviço dos doentes e dos marginalizados, bem como sobre o significado do lema do Capítulo Geral “Revesti-vos de sentimentos de misericórdia”.
Como estamos prestes a celebrar a festa do nosso fundador, a novena permitir-nos-á dedicar a nossa oração de cada dia a um dos valores da nossa Congregação.
É também uma ocasião para agradecer a Deus os favores que recebemos e pedir-lhe que continue a interceder por nós, mantendo vivo nos nossos corações o exemplo de São Bento Menni.
Participe desta novena com fé e esperança!
O que é uma novena?
A novena (do latim novem), tal como é proposta pela Igreja Católica, consiste em rezar durante nove dias consecutivos, geralmente para confiar uma intenção a Deus ou para pedir uma graça particular. Esta forma tradicional de oração, muito popular e encorajada pela Igreja desde a Idade Média, invoca geralmente a intercessão da Virgem Maria ou de um santo.
Qual é a sua origem?
Atualmente, considera-se que os nove dias de uma novena se referem geralmente aos nove dias entre a Ascensão e o Pentecostes. Após a quinta-feira da Ascensão de Jesus, teve início a primeira novena. Trata-se do tempo de oração perseverante vivido por Maria e pelos Apóstolos no Cenáculo de Jerusalém, à espera da vinda do Espírito Santo na festa de Pentecostes. “Todos continuaram a rezar com o mesmo espírito” (Act 1, 14), no fim do qual receberam o Espírito Santo. Assim, também nós podemos viver a novena como um tempo de oração na expetativa da graça.
Quais são as que existem?
São muitos, e cada um pode fazer o que achar melhor.
Nesta ocasião, convidamo-vos a rezar durante 9 dias, em preparação para a festa de São Bento Menni, pelos doentes do corpo e da alma, pela nossa Congregação, pela nossa Família Hospitaleira, pelo XXII Capítulo Geral e por todos os vossos pedidos pessoais.
Vivamos este momento preliminar, pedindo a intercessão do nosso Fundador e renovando os nossos laços com a missão hospitaleira.