Hoje é dia de Festa entre a Família Hospitaleira.
Hoje, dia 23 de Março de 2023, a Serva de Deus, a Irmã Maria do Monte foi declarada Venerável pelo Papa Francisco, aprovada a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” da irmã Maria do Monte.
Alguém é considerado Venerável quando o Papa entende que, neste caso, uma Serva de Deus, com processo aberto de beatificação e canonização, levou uma vida provada e verificada de vivência em grau heróico das Virtudes cristãs.
Está assim demonstrado que a irmã viveu em grau heroico as virtudes da fé, esperança e caridade e as virtudes cardiais da prudência, justiça, temperança e coragem.
A irmã Maria do Monte, nasceu em 1897, na freguesia de Santo António, no Funchal e foi batizada com o nome de Elisa de Jesus Pereira. Quando em 1927 entrou na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, deram-lhe o nome de Maria do Monte, a Senhora da sua devoção. Faleceu a 18 de dezembro de 1963, após uma vida ligada à Casa de Saúde Câmara Pestana e ao Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família.
A causa de canonização foi aberta a 4 de março de 2007, no Funchal, e ouviu cerca de 40 testemunhas, tendo sido encerrado a 18 de dezembro de 2008.
A Diocese do Funchal, perante esta notícia, emitiu a seguinte nota: “alegra-se por mais este passo importante no processo de beatificação da irmã Maria do Monte, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus”.
O portal de notícias do Vaticano destaca, na sua página, uma vida passada entre os doentes da Madeira, onde desenvolveu o seu serviço e apostolado em várias comunidades, onde foi estimada pelas religiosas e experienciou fenómenos singulares, que viveu no escondimento e com humildade.
Estas experiências espirituais foram registadas por escrito, por sugestão do seu diretor espiritual.
Mulher de grande força moral, caraterizou-se por uma notável capacidade de autocontrolo, que derivou da extraordinária intimidade com Deus, e foi com a ajuda da graça que conseguiu enfrentar situações difíceis, marcadas pelas precárias condições de saúde.
Congratulemo-nos em Hospitalidade pela Venerável Ir. Maria do Monte!
Irmãs Hospitaleiras
A ciência de cuidar.