É com enorme honra e satisfação que as Irmãs Hospitaleiras anunciam a atribuição do Prémio Grande Vencedor MSD/Maria José Nogueira Pinto. Uma distinção que eleva a dedicação da nossa instituição para com as pessoas que cuidamos com a maior excelência humana e técnica.
O projeto vencedor das Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra, intitulado “Atelier Açúcar e Canela “, propõe-se ser um espaço de capacitação e empoderamento para pessoas em situação de disfunção ocupacional com deficiência intelectual e doença mental com interesse e motivação no âmbito de pastelaria e catering, com base em princípios de uma alimentação saudável, biológica e sustentável. Este projeto pretende contribuir para o bem-estar e qualidade de vida pelo alivio de sintomas ligados à doença, oportunidade de novas aprendizagens e recuperação de experiencias antigas dos participantes e consequentemente aumento da autoestima e valorização pessoal.
Impacto e Inovação do Atelier Açúcar e Canela.
O Atelier Açúcar e Canela, beneficia atualmente 24 participantes, pelos ganhos em saúde, destacando-se ainda, como um projeto com forte impacto na sociedade no combate ao estigma da doença mental e deficiência intelectual, através da venda de produtos alimentares confecionados no Atelier, serviço de catering para eventos, workshops inclusivos, utilizando alimentos biológicos cultivados em hortas terapêuticas existentes na instituição.
É um projeto com forte potencial sinérgico pela abrangência das atividades que desenvolve e pessoas envolvidas, permitindo o seu crescimento e replicabilidade a nível nacional.
O Prémio Maria José Nogueira Pinto, vai para além do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras, é a confirmação do “fazer a diferença na vida da vida de cada pessoa que cuidamos”, é a confirmação do potencial da vida humana independentemente da sua condição ou doença, é a possibilidade de concretização de muitos sonhos!
Agradecemos este Prémio tão ilustre, pela confiança depositada no nosso trabalho, na certeza que juntos continuaremos a construir uma sociedade mais justa, inclusiva, sustentável e com esperança.