Procurar
Close this search box.

Estamos a preparar a Novena de São Bento Menni: O que é uma novena?

No dia 16 de abril, iniciaremos a Novena de São Bento Menni, profeta da Hospitalidade e fundador da nossa Congregação.

 

Não só nos estamos a preparar como Família Hospitaleira para celebrar a festa do nosso fundador, mas também estamos a preparar-nos porque nesse mesmo dia 24 de abril, iniciaremos o nosso Capítulo Geral, um momento guiado pelo Espírito Santo, onde procuraremos reunir-nos como congregação e renovar a disponibilidade do nosso caminho, para os planos de Deus.

Por isso, é muito importante começar a preparar os nossos corações para estes momentos importantes e a Novena de S. Bento Menni é uma forma perfeita de o fazer.

Certamente já ouviu falar de novenas, mas sabe realmente o que é uma novena?

 

O que é uma novena?

A novena (do latim novem), tal como é proposta pela Igreja Católica, consiste em rezar durante nove dias consecutivos, geralmente para confiar uma intenção a Deus ou para pedir uma graça particular. Esta forma tradicional de oração, muito popular e encorajada pela Igreja desde a Idade Média, invoca geralmente a intercessão da Virgem Maria ou de um santo.

 

Qual é a sua origem?

Atualmente, considera-se que os nove dias de uma novena se referem geralmente aos nove dias entre a Ascensão e o Pentecostes. Após a quinta-feira da Ascensão de Jesus, teve início a primeira novena. Trata-se do tempo de oração perseverante vivido por Maria e pelos Apóstolos no Cenáculo de Jerusalém, à espera da vinda do Espírito Santo na festa de Pentecostes. “Todos continuaram a rezar com o mesmo espírito” (Act 1, 14), no fim do qual receberam o Espírito Santo. Assim, também nós podemos viver a novena como um tempo de oração na expetativa da graça.

 

Quais são as que existem?

São muitos, e cada um pode fazer o que achar melhor.

Nesta ocasião, convidamo-vos a rezar durante 9 dias, em preparação para a festa de São Bento Menni, pelos doentes do corpo e da alma, pela nossa Congregação, pela nossa Família Hospitaleira, pelo XXII Capítulo Geral e por todos os vossos pedidos pessoais.

Vivamos este momento preliminar, pedindo a intercessão do nosso Fundador e renovando os nossos laços com a missão hospitaleira.

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas