Irmãs Hospitaleiras Câmara Pestana | Funchal, assinam Contratos do PRR para Fortalecimento da Rede de Cuidados Continuados Integrados na Madeira.
Hoje, 6 de agosto de 2024, no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, decorreu a cerimónia de assinatura dos contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de fortalecer a Rede de Cuidados Continuados Integrados na Região Autónoma da Madeira, com um foco especial na área da Saúde Mental. Este investimento, permitirá a construção de novos espaços, a renovação de outros e a criação de novas unidades, incluindo algumas móveis e com apoio ao domicílio. Adicionalmente, serão disponibilizadas 12 camas para cuidados continuados pediátricos.
Das 1.068 novas camas a serem criadas através deste investimento, 337 serão dedicados à Saúde Mental, garantindo cuidados continuados aos utentes nesta área. As restantes 731 camas serão destinadas a casos gerais.
Durante a cerimónia, o presidente do Governo Regional destacou e agradeceu o trabalho “fantástico, extraordinário” desenvolvido pelas duas Instituições envolvidas – os Institutos São João de Deus e as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
“O fundamental é fazermos a concretização de todos estes concursos até ao fim de dezembro. Neste momento, está tudo encaminhado para podermos alargar a capacidade da Rede de Cuidados Continuados na Região, com instituições credíveis como estas duas e outras que provavelmente se irão candidatar no âmbito dos Cuidados Continuados Gerais, a cooperarem na concretização do objetivo”, afirmou o presidente do Governo Regional. Os contratos assinados hoje entrarão em vigor este ano e serão concluídos em 2025, proporcionando respostas estruturantes para o desenvolvimento da Saúde Mental na Madeira, resultando na melhoria e capacitação individual dos utentes e das suas famílias, bem como na sua reinserção social.
As Irmãs Hospitaleiras Câmara Pestana | Funchal, Casa de Saúde Câmara Pestana viram aprovados quatro projetos que garantem um total de 47 camas: uma Residência de Apoio Máximo para 20 utentes, uma Residência de Treino de Autonomia para 18 utentes, e duas residências autónomas de saúde mental na comunidade, cada uma para 9 utente