Procurar
Close this search box.

Sabia que?

Sabia que…?

Sabia que temos uma área de cuidados de Psicogeriatria e Saúde Mental que presta cuidados especializados e integrais a pessoas com perturbações mentais e suas famílias, incluindo tratamento farmacológico e psicoterapêutico, reabilitação psicossocial e apoio à integração social?

Apresentamos a Lizeth Nathaly Checa Calero, Irmã Hospitaleira que acompanha e ajuda os utentes do Hogar Nuestra Señora de Belén na Argentina nas diferentes atividades diárias. Também faz parte da equipe de comunicação.

 

1. Quando foi fundado o Hogar Nuestra Señora de Belén na Argentina e qual é a sua especialização?

Desde 10 de Dezembro de 1917.

Dedica-se ao cuidado em psicogeriatria e saúde mental.

 

2. Como é vivida a missão das Irmãs Hospitaleiras em Hogar Nuestra Señora de Belén na Argentina ?
Procuramos dinamizar a prática constante da hospitalidade no nosso quotidiano, promovendo valores carismáticos.
A experiência espiritual e o trabalho apostólico dos nossos fundadores São Bento Menni, Maria Josefa Recio e Maria Angustias continuam a inspirar todo o nosso trabalho, e os valores que eles encarnaram são agora explicitamente reconhecidos no nosso cuidado aos idosos. A participação de tantos colaboradores que enriquecem a missão com este carisma exige que vivamos a nossa identidade de forma renovada e partilhada.

 

3. Quantas pessoas atendem atualmente?
Atualmente atendemos 94 utentes, com capacidade para 100 utentes.

 

4. Que tipos de patologias físicas e psicológicas estão atualmente associadas aos utentes de Hogar Nuestra Señora de Belén na Argentina ?
Estão associados pela idade a um comprometimento cognitivo funcional, uma diminuição progressiva da capacidade e habilidades para a vida diária. Eles não têm capacidade de realizar atividades de forma autónoma e, em alguns casos, apresentam comprometimento cognitivo progressivo e doenças crónico-degenerativas, necessitando de atendimento médico mais especializado.

 

5. Qual a abordagem e filosofia de atendimento aos utentes com maior grau de dependência e necessidade de cuidados especiais?
Para responder adequadamente às diferentes necessidades dos nossos utentes, seguimos os critérios fundadores “ciência e caridade andam de mãos dadas”.

Os profissionais trabalham em equipe e fazem-no de forma interdisciplinar.

 

6. Como é um dia na vida de um utente do Hogar Nuestra Señora de Belén? Que atividades e propostas são realizadas semanalmente?
Dependendo do estado físico e de saúde do utente, são realizadas diferentes atividades. Para a maioria dos utente semi-deficientes, temos várias atividades ao longo da semana distribuídas por dias. Temos oficina de musicoterapia, oficina de dança, atividades lúdicas, terapia cognitiva, atividades religiosas e acompanhamento espiritual e, quando necessário, cinesiologia e psicoterapia.

 

7. Como descreveria numa frase o Hogar Nuestra Señora de Belén?
Calor de Casa.

 

Irmãs Hospitaleiras
A Ciência de Cuidar

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas