No dia 24 de abril iniciou-se o XXII Capítulo Geral, hoje contamos-vos tudo o que aconteceu nesta terceira semana do XXII Capítulo Geral.
Nos artigos anteriores, explicámos todos os pormenores da primeira e da segunda semana do Capítulo Geral e hoje gostaríamos de fazer o resumo do que se passou na terceira semana. Podem aceder a mais informações através do website do XXII Capítulo Geral.
4/5: início da segunda parte do XXII Capítulo Geral
Iniciamos a segunda parte do XXII Capítulo Geral com a reflexão do Irmão Emilli Turu sobre o lema do nosso Capítulo: “Revestir-se de sentimentos de misericórdia”. Entre outras coisas, parámos para refletir sobre como, perante tanto sofrimento humano no mundo de hoje, quando olhamos de perto para a realidade, vemos “pequenas ilhas de coesão num mar de caos, que têm a capacidade de elevar todo o sistema a uma ordem superior” (Ilya Prigogine, Prémio Nobel da Química). Aplicando-o ao nosso presente, vemos como somos chamados a ser “tecelões da fraternidade universal”, a partir de uma cultura do encontro; testemunhas apaixonadas de Deus onde quer que a Igreja precise de nós.
5/5; Aprovação do nosso Diretório
No domingo, a Congregação aprovou o Diretório, concluindo assim a primeira parte do Capítulo Geral. Terminada esta primeira etapa, iniciámos o novo objetivo: relatório do sexénio apresentado pelo Governo Geral.
6/5: Visita
O P. Enrico Sarti e o P. Pier Francesco Pinelli, conselheiros da Congregação, acompanharam-nos nesta viagem para continuar a trabalhar na apresentação do nosso relatório do sexénio. Os seus contributos basearam-se no nosso carisma, a partir da voz profética de S. Bento Menni, que nos diz sempre que “uma boa administração duplica os bens para fazer o bem ao próximo” (Const. 1882, 24).
7/5: reconhecimento da diversidade
Foram mostradas as diversas realidades da nossa Congregação. O objetivo do Capítulo Geral é criar uma visão partilhada para o futuro da nossa Congregação. Uma visão que seja partilhada, inspiradora, mobilizadora, utópica, carismática e contextualizada. Para chegar a esta visão, precisamos de estabelecer processos assumidos por todos, globais e locais, para serem continuados.
As diferentes realidades que constituem a nossa Congregação foram apresentadas de forma sintética mas significativa. Obrigado por tanta vida partilhada e missão hospitaleira ao serviço da humanidade sofredora!
8/5: discernimento do nosso documento capitular
Iniciámos o discernimento do nosso documento capitular, acompanhados pelo P. Juan Bytton, num tempo de oração com o método do diálogo espiritual, na perspetiva da Misericórdia na Bíblia. Coloquemo-nos em atitude de escuta do Espírito!
9 – 10 /5: nova etapa de discernimento
Iniciámos uma nova etapa de discernimento, desta vez centrada nas linhas nucleares e nos dinamismos de renovação da nossa Congregação.
Podem continuar a enviar as vossas mensagens para o Capítulo Geral aqui