25 anos da canonização de São Bento Menni: testemunho da Irmã Maria Rosa Abad
Este ano celebramos o 25º aniversário da canonização de S. Bento Menni, fundador da nossa congregação. Em 1999, os participantes em Roma viveram um momento histórico, como recorda a Irmã María Rosa Abad, da Província de Espanha. Nas suas palavras, aquela celebração foi um misto de emoções dominadas por um sentimento de “alegria e satisfação” ao ouvir que “finalmente, Bento Menni é santo”.
No entanto, a Irmã Maria Rosa sublinha que, para além do ato de canonização, o dia reuniu uma comunidade hospitaleira que se sentiu unida a nível global. “Apercebemo-nos de que as raízes da missão da hospitalidade estão espalhadas por todo o mundo”, diz ela. Esta celebração tornou visível uma “grande comunidade hospitaleira internacional, aberta e plural” e deixou uma marca indelével nos participantes.
Para a Irmã María Rosa, o legado de hospitalidade que S. Bento Menni nos deixou permanece tão atual como no seu tempo, exortando-nos a agir com compaixão e serviço num mundo com necessidades novas e urgentes. Inspirada na parábola do Bom Samaritano, explica que “quando percorremos o caminho da hospitalidade, vemos, paramos, aproximamo-nos, acolhemos e cuidamos”. Acrescenta que este compromisso nos chama a “manter essa visão de estar nos lugares onde a nossa presença é mais necessária”.
Por ocasião deste aniversário, a Irmã Maria Rosa envia uma mensagem de esperança a toda a comunidade hospitaleira: “Caminhemos na esperança e caminhemos sempre com a atitude de querer encontrar e descobrir aqueles aspectos da vida que hoje, como congregação, temos de continuar a responder a partir do nosso ser e fazer hospitalidade”.
Convidamos a ver o vídeo e a ouvir um pequeno testemunho da Irmã María Rosa Abad, revivendo com ela a emoção dessa celebração histórica.