Procurar
Close this search box.

A força de São Bento Menni

25 anos da canonização de São Bento Menni: Testemunho da Irmã Émilie Baïkoula Panzou.

 

Este ano, em que celebramos o 25.º aniversário da canonização de São Bento Menni, e a Irmã Émilie Baïkoula Panzou partilha connosco como a figura do nosso fundador tem sido para ela uma fonte constante de inspiração e força na sua vocação hospitaleira.

 

Em São Bento Menni, encontro a força para avançar na minha vocação hospitaleira,‘ afirma a Irmã Émilie. Ela descreve-o como um homem de grande generosidade, com uma profunda capacidade de ouvir a voz de Deus e as necessidades dos que sofrem.

 

Para a Irmã Émilie, São Bento Menni destacou-se pelo seu ‘olhar de compaixão’, uma virtude que lhe permitia perceber as necessidades dos outros antes mesmo de serem expressas. ‘A generosidade e a compaixão são virtudes dele que me inspiram profundamente,‘ comenta. Foi um ‘homem sem fronteiras’ que se aproximava das periferias para atender os mais vulneráveis: vítimas de guerra, doentes e marginalizados. Ao longo da vida, atravessou fronteiras e levou a sua missão a Espanha, França, Itália e América Latina, sempre em busca dos que mais precisavam de ajuda.

 

A 11 de novembro de 1999, quando São Bento Menni foi canonizado, a Irmã Émilie acabara de se consagrar ao Senhor na sua profissão religiosa. Lembra essa data como um dia de imensa alegria: ‘Sentimos uma alegria imensa porque o Senhor estava perto de nós, apesar das nossas fragilidades. Mas a nossa alegria foi ainda maior ao saber que o nosso fundador era santo.’A sua canonização foi uma confirmação da sua entrega total a Deus e à humanidade e uma demonstração de que a santidade é possível para aqueles que mantêm a fé e a perseverança, apesar das dificuldades.

 

🎥 Conheça aqui o testemunho o testemunho da Irmã Émilie Baïkoula Panzou e a descobrir como o legado de São Bento Menni continua vivo em cada ato de hospitalidade.

 

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas