O Ministro austríaco dos Assuntos Sociais e da Saúde, Johannes Rauch, abriu o Congresso de Inclusão Social realizado pelas Irmãs Hospitaleiras e pela Ordem de São João de Deus em Viena, nos passados dias 15 e 16 de junho.
O Ministro austríaco Johannes Rauch, sublinhou a importância de promover a inclusão social, salientando a necessidade de mudar a nossa forma de pensar para responder a novas necessidades, tais como o isolamento digital dos jovens e a exclusão dos idosos. A presença do ministro austríaco demonstra o empenhamento da Áustria na promoção de políticas inclusivas e na colaboração com instituições como a nossa.
O congresso foi presidido pela Ir. Begoña Pérez, Conselheira Geral das Irmãs Hospitaleiras, e pelo Irmão Joaquim Erra, Conselheiro Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, que moderou os trabalhos do dia.
A presença da nossa Instituição
Participaram mais de 30 profissionais e 4 utentes da nossa instituição na Europa, representando os centros de Portugal, Espanha, Inglaterra e França, juntamente com irmãs do Governo Geral e dos Governos Provinciais. Em representação das Irmãs Hospitaleiras Portugal, na organização deste evento participaram de Portugal a Dra. Patrícia César e o Dr. José Luis da Província de Espanha.
Foi um encontro em que se partilharam experiências de ambas as instituições, com o objetivo comum de promover a inclusão social através de um apoio integral dedicado àqueles que precisam de dar resposta às suas necessidades físicas, mentais, espirituais e sociais, a fim de participarem plenamente na sociedade.
Para tal, os nossos programas centram-se no apoio à prevenção e na atenuação dos desequilíbrios na interação das pessoas em ambas as dimensões: autonomia funcional e relação/integração.
O papel das Irmãs Hospitaleiras Portugal
Das Irmãs Hospitaleiras de Portugal, participaram um total de 9 pessoas: duas pessoas assistidas, seis colaboradores e uma irmã, onde foram apresentados diferentes projectos da nossa instituição.
Durante o painel da manhã, e numa apresentação conjunta com a Ordem S. João de Deus, a Dra. Antónia, Assistente Social das Irmãs Hospitaleiras Braga e o Dr. Marco, diretor-gerente dos Irmãos de Angra, apresentaram o trabalho desenvolvido nos dois Instituto no âmbito da Formação Profissional e da Empregabilidade de pessoas com doenças mental.
Da parte da tarde, numa mesa de partilha entre técnicos e pessoas assistidas, participou a Dra. Catarina, psicomotricionista das Irmãs Hospitaleiras Condeixa-a-Nova, onde foram discutidas as principais preocupações e desafios dentro da área da inclusão.
Apresentámos ainda, vários projetos em posters científicos e vídeos de apresentação dos trabalhos de inclusão que têm sido desenvolvidos nas nossas unidades de saúde hospitaleiras.
Em setembro, o grupo europeu de inclusão social das Irmãs hospitaleiras e dos Irmãos S. João de Deus, voltará a reunir em Roma, com o objetivo de desenhar e partilhar projetos comuns dentro desta área. Muito caminho ainda há para fazer, mas temos o que necessitamos para a caminhada, uma família grande e um carisma comum, a Hospitalidade.