Terapia não farmacológica desenvolvida em diferentes sessões com o objetivo de manter/melhorar o funcionamento global, quer a nível cognitivo quer social. Por conseguinte, influi positivamente no comportamento.
Pode incluir técnicas de papel e lápis, jogos terapêuticos e/ou atividades inovadoras suportadas nas novas tecnologias. Pode atuar enquanto intervenção precoce e preventiva, nomeadamente enquanto fator protetor para um envelhecimento saudável.
• Gabinete Comunitário
• Estimulação cognitiva e psicomotora individual ao domicílio
• Estimulação cognitiva e psicomotora grupal em instituições
Programa móvel de estimulação cognitiva e psicomotora para pessoas idosas com doenças neurodegenerativas e de um gabinete comunitário para combate ao isolamento de pessoas idosas e promoção da literacia em saúde mental.
Prevenir e Reabilitar em Saúde Mental. Pretende por um lado retardar a perda de autonomia e institucionalização de pessoas com doença neurodegenerativa, através de respostas especializadas e individualizadas, de estimulação cognitiva e funcional, em regime domiciliário e/ou institucional. Por outro, promover a articulação com a comunidade na resposta às necessidades dos idosos de forma a combater o isolamento e prevenir a doença mental, fomentando a literacia em saúde mental na comunidade.
Pessoas com idade => a 65 anos, com doença neurodegenerativa, em domicílio ou estruturas residenciais para idosos. Pessoas com => 65 anos, em situação de fragilidade social (condição económica e/ou situação de isolamento). Comunidade. Freguesias de Cascais (exceto Alcabideche).
O Ginásio Cerebral Sénior Comunitário pretende ser uma resposta local de reabilitação e estimulação cognitiva para seniores. O plano de treino deste ginásio contempla sessões inovadoras de reabilitação e estimulação cognitiva, que pretendem prevenir e/ ou retardar o processo de degeneração do cérebro associado ao envelhecimento.
Este programa visa melhorar o desempenho cognitivo global e funcional dos idosos, a sua qualidade de vida e diminuir o seu nível de isolamento social percepcionado.
Pessoas idosas, com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no concelho de Sintra, sem diagnóstico prévio de demência.
Este projeto integra-se no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental ( saúde mental da infância e adolescência), na componente de promoção da saúde mental e prevenção de Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) em meio escolar. É um projeto cofinanciado pela Direção Geral de Saúde e envolve áreas geográficas pertencentes a três Administrações Regionais de Saúde (Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo).
O projeto NO STRESS é desenvolvido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e tem como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens, através da promoção, em meio escolar (1o, 2o, 3o ciclos e secundário), da sua saúde mental, prevenindo o desenvolvimento de stress pós-traumático associado à pandemia Covid-19. Este projeto integra-se no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental e é cofinanciado pela Direção Geral de Saúde.
Tem como destinatários diretos cerca de 500 crianças e adolescentes (1”, 2”, 3” ciclos e secundário) e 250 familiares/encarregados de educação e profissionais da comunidade educativa.
Unidade de Saúde da Idanha | Sintra
Unidade de Saúde de Condeixa-a-Nova
Unidade de Saúde de Assumar | Portalegre
Este projeto visa promover uma intervenção precoce no luto dos cuidadores informais em contexto domiciliário, acompanhados por Equipas Domiciliárias de suporte em Cuidados Paliativos, na região de Lisboa e Vale do Tejo e a sua capacitação a nível nacional, de forma a diminuir o seu sofrimento, prevenir lutos patológicos e contribuir para a qualidade de vida de todos os intervenientes.
Garantir a intervenção precoce na gestão do processo de luto em cuidadores informais de pessoas com doença avançada, progressiva e incurável no domicílio, prevenindo processos de luto complicado/patológico e doença mental, garantindo a sua qualidade de vida e a das pessoas que acompanham.
Cuidadores informais de pessoas com doença avançada, progressiva e incurável que se encontram no domicílio, com acompanhamento em Cuidados Paliativos.
Unidade de Saúde da Idanha | Sintra
Este projeto inovador centra-se na utilização da roboterapia na promoção do envelhecimento ativo e reabilitação de pessoas com demência.
O projeto vista a promoção do envelhecimento ativo e o combate ao isolamento social através de intervenções de reabilitação cognitiva com recurso à robótica na população idosa.
Para além da componente de intervenção, este projeto tem ainda uma componente de desenvolvimento tecnológico da qual resultará uma nova ferramenta terapêutica reabilitativa: videojogos cognitivos em realidade aumentada que incidirão nos domínios mais perecíveis ao fator idade e/ou processos demenciais.
Pessoas idosas do concelho de Sintra com idade igual ou superior a 65 anos, saudáveis ou com patologia demencial diagnosticada.
Área de Demências da Unidade de Saúde da Idanha | Sintra
Promoção da inclusão de pessoas com deficiência através da participação em atividades artísticas e culturais.
O Projeto REVIVAL, acrónimo do título “Relaunching theatre Education Via Innovative Virtual stages for Adult Learners”, foi lançado no âmbito de uma iniciativa europeia destinada a apoiar os setores culturais e criativos que foram gravemente afetados pela pandemia de Covid-19, nomeadamente através da utilização de espaços digitais modernos e de instrumentos inovadores para a realização e divulgação de eventos artísticos e educativos.
Estabelecer uma “ponte” entre o mundo criativo e o mundo assistencial, focalizado no diálogo criativo, intercultural e inclusivo de pessoas com deficiência ou com problemas de saúde mental. No final do projeto divulgar-se-á um curso de educação de teatro digital para adultos com deficiência numa plataforma online.
Pessoas com deficiência ou com problemas de saúde mental, abrangidas pelas entidades parceiras de 8 países.
O principal objetivo é a reabilitação psicossocial dos utentes e o apoio e psicoeducação das famílias e das instituições que apoiam estes doentes, no âmbito da saúde mental.
Promover a saúde mental através de atividades terapêuticas que estimulem e mantenham as capacidades cognitivas, sensoriais e funcionais do idoso;
Este projeto visa prestar apoio à população sénior que apresente uma situação de vulnerabilidade e isolamento social, agravada por limitações ao nível da funcionalidade, com ou sem doença mental, assim como aos seus cuidadores informais/família.
Unidade de Saúde de Condeixa-a-Nova
©2022 Irmãs Hospitaleiras Portugal.
Todos os direitos reservados.