Fundação Bento Menni

Fundação Bento Menni
A FUNDAÇÃO BENTO MENNI foi constituída por iniciativa da Província Portuguesa da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

 É uma pessoa jurídica canónica e civil, sob a forma de fundação de solidariedade social, enquanto IPSS, sem fins lucrativos. É uma organização de inspiração cristã e atua a nível nacional e internacional. Pretende promover a justiça social através do desenvolvimento de projetos e atividades inovadoras no âmbito da cooperação e desenvolvimento, promoção da saúde e inclusão social de pessoas em situação de fragilidade social. Tem como visão alcançar uma sociedade promotora de saúde e bem-estar onde todos alcancem a igualdade de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento de indivíduos e consequentemente sociedades mais saudáveis, inclusivas e protetoras de saúde mental.


A sua atuação incide sobretudo em dois eixos de intervenção:


- Literacia e prevenção primária em saúde mental. O Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental, mostra que as perturbações psiquiátricas afetam mais de um quinto da população portuguesa (prevalência anual).  A intervenção na área preventiva revela-se assim um  desígnio essencial para a promoção de estilos de vida saudáveis que levem à diminuição de situações de risco psicossocial. Neste âmbito a Fundação é já entidade parceira no projeto "Saúde Mental - Vamos descomplicar?" que tem como objetivo objetivo promover a acessibilidade à informação sobre incapacidade e saúde mental, tendo como principais protagonistas pessoas com deficiência e problemas de saúde mental.


- Cooperação e Desenvolvimento: apoio ao desenvolvimento dos projetos missionários das Irmãs Hospitaleiras em Angola, Moçambique e Timor, através da apresentação de candidaturas e desenvolvimento de campanhas de angariação de fundos, assim como a dinamização do voluntariado missionário.  Neste âmbito, a Fundação, encontra-se atualmente a realizar uma campanha de angariação de fundos para o projeto missionário da Província de Portugal das Irmãs Hospitaleiras em Timor. Poderá fazer a sua doação para o IBAN: PT50 00360111 9910006165915. Caso pretenda recibo para dedução fiscal, envie por favor um email para fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt com os seguintes dados: comprovativo, nome, morada e número de contribuinte.


Saiba mais sobre a Fundação Bento Menni e como pode apoiar em:

https://irmashospitaleiras.pt/fundacao-bento-menni/ambito-e-objetivos

https://irmashospitaleiras.pt/fundacao-bento-menni/como-apoiar-a-fundacao

 

Segunda, 2 de Dezembro de 2019